quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pêlos Encravados

Pêlos encravados ou Foliculite (infeção do folículo piloso):

Além de inestéticos e dolorosos, os pêlos encravados podem causar sérios problemas de inflamações.
Um pêlo encravado é, na verdade, um fio de cabelo que ao crescer se encurva e volta para o interior do folículo, ou um cabelo que não sai do folículo e fica encravado na pele, normalmente devido às células mortas que não são retiradas.



Principais causas:
Genética: A espessura, o formato do pêlo e o tamanho do poro: essas três características exercem significativa influência no modo como o pelo sai da pele. “Os pêlos lisos rompem a pele com mais facilidade. Mas se os poros são estreitos, isso dificulta a sua saída”.
Roupas: Basicamente o pêlo encrava porque o canal por onde ele passa fica obstruído. Dessa maneira, ele cresce enfraquecido e com uma tendência maior de se encurvar sobre a pele. O roçar das roupas pode ajuda na obstrução do folículo.
Depilação: Lesões nos poros feitos durante a depilação também impedem a saída dos pêlos. As lâminas devem estar sempre em bom estado.


Como tratar:
Esfoliação: É a grande aliada para remover a camada de células mortas, que se forma naturalmente na superfície da pele, dificultando a saída dos pêlos. É o processo mais importante porque retirando as células mortas o folículo deixa de estar ocstruído, facilitando a remoção do pêlo.
Laser ou luz pulsada: Uma vez que diminui radicalmente a quantidade de pêlos, reduz também a probabilidade de encravamento. A técnica acaba por atingir a espessura dos fios, portanto, mesmo os que não eliminados tornam-se mais finos e, assim, tem mais facilidade para romper a pele.



Como prevenir:
-A lâmina deve estar afiada, assim o pêlo é cortado de uma vez só não sendo necessário repetir o atrito na pele. Ao menor sinal de "corte cego" é hora de trocar a lâmina. Além disso, guarde-a em local fresco e arejado. O vapor constante contribui para o aparecimento de fungos e bactérias.
-Ao contrário da depilação com cera, a lâmina dever ser usada no sentido em que o pelo cresce.
-De preferência depilar-se durante o banho. O vapor e a água morna dilatam os poros, o que facilita a saída do pêlo.
-Manter a pele hidratada, faz com que a pele seja mais resistente a todo tipo de agressões.

Como retirar os pêlos encravados:
1º Esfolie a área afetada. Esfregue a pele suavemente, isso ajudará a remover da pele as células mortas, e “sujidade” que temos na pele e a obstruir o pêlo. A esfoliação pode, por si só, deslocar fisicamente a ponta do pêlo para fora da pele. É preciso vai esfoliar o suficiente para conseguir esse efeito. Uma só esfoliação pode não ser suficiente, mas fazendo semanalmente, ou de 3 em 3 dias, SÓ nas zonas afetadas vai ajudar.

Aplique um pouco de “remédio” contra acne. Pêlos encravados têm características semelhantes a espinhas, principalmente quando acompanhado por pus. Colocando o “remédio” para a acne várias vezes ao dia e esfoliando a pele, pode ser a solução para o seu problema.

3º Use uma compressa morna. A compressa irá ajudar na dilatação do poro para uma melhor retirada do pêlo.

4º Use uma agulha estéril, uma pinça ou um dispositivo médico giratório para suavemente puxar o pêlo para fora. Use uma compressa morna antes - isso deve trazer o pêlo à superfície mais facilmente.



Se o pêlo que estiver encravado sair usando apenas uma pinça para o retirar, não é preciso todo este processo, mas fica a dica para o caso de ser um pouco mais difícil :)

Espero que ajude e que comecem a ter mais cuidados porque os pêlos encravados podem ser muito chatos.

Beijocas

Sem comentários:

Enviar um comentário