quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Luz pulsada ou Laser? Qual escolher?

Hoje venho falar-vos da famosa e tão na moda "depilação definitiva".
Penso que todos nós devíamos saber como funciona antes de decidirmos investir o nosso dinheiro.
O que tentei fazer nest post foi explicar os tipos de "depilação definitiva" que existem e como cada um deles funciona para podermos saber um porco mais do que estamos a pensar fazer.


Luz Pulsada vs Laser:

Cada vez mais recorremos às chamadas depilações “definitivas”, pois o resultado é notório e o dinheiro gasto compensa todas as preocupações e dinheiro que vamos gastando ao longo do tempo para nos vermos livres dos malditos pêlos.
O outono ou o inverno são a altura ideal para iniciar a depilação “definitiva”, pois temos uma pele já restabelecida das agressões do verão, como a exposição solar, água do mar ou piscina. Começando o tratamento nesta altura, garantido que quando chegar o verão os pêlos não serão mais um problema. Pois os tratamentos demoram mais ou menos 6 a 8 sessões /meses (1 sessão por mês, devido ao ciclo do pêlo demorar um mês a começar novamente).



- O laser não é mais que a emissão de uma luz monocromática, em linha reta, dirigida à zona do corpo a depilar, que é absorvida pelo pigmento do pêlo, e transformada em energia térmica (calor) que é conduzida até à raiz do pêlo, destruindo-a.
Existem no mercado vários tipos de laser, e a sua escolha deverá ter como base o fototipo da pessoa a tratar, regulando-se também a potência e o tempo de exposição ao laser, de modo a que só se atinga o pêlo, sem danificar a pele.
 O laser é o método mais eficaz mas também o mais dispendioso e existe o risco de queimadura superficial e aparecimento de manchas (geralmente temporárias se administrado o tratamento médico adequado). É o método ideal para quem tem muitos pêlos, claros e uma pele clara.


- A luz pulsada aplica uma luz policromática, em pequenos disparos, que se espalha em várias direções. A luz absorvida é convertida em energia térmica que enfraquece progressivamente os folículos pilosos e inibe o crescimento do pêlo.
Dá-se uma eliminação progressiva dos pêlos. É um tratamento seguro quando realizado por um profissional, e muito menos doloroso que o laser depilatório.
Como as temperaturas atingidas com este método são bastante mais baixas que com o laser, o risco de queimaduras ou manchas é menor.
 A luz pulsada pode ser usada em qualquer tom de pele e de pêlo, exigindo mais sessões que o laser, para obter os mesmos resultados.


Embora conhecidos como métodos definitivos para a eliminação dos pêlos, os médicos afirmam que não se tratam de técnicas definitivas, mas progressivas. “O termo depilação definitiva, na prática, está errado, tanto para um método quanto para outro. Na maioria das pacientes observamos uma redução de 80 a 90% dos pêlos, depois de seis ou oito sessões. Depois é suficiente uma sessão de manutenção a cada seis meses ou um ano – dependendo do caso e da técnica utilizada – mas é necessário porque novos pêlos podem nascer. Porém os fios nunca mais serão grossos como antes”.
 “O organismo tem a capacidade de produzir novas raízes e bulbos (bolsa que contêm a raíz do pêlo) que dão origem a novas hastes, que para serem eliminados precisam de novas sessões, mas os 10 a 20% dos pêlos que ficam se transformam em fios muito finos, como penugem”.


Tipo de pêlo e de pele mais adequado a cada método:
Os pêlos grisalhos, brancos, loiros e ruivos são muito resistentes ao tratamento de fotodepilação, isto deve-se à total ausência de pigmentos escuros nestes tipos de pêlos. Quanto maior o contraste entre a pele e o cabelo, melhor o resultado conseguido na remoção dos pêlos.
O laser, em geral, é mais eficaz para todos os tipos de pele, mas mesmo assim em alguns casos pode ser necessário um número maior de sessões se os pêlos forem muito finos, claros demais ou se a pele for mais morena ou bronzeada.
A fotodepilação, por sua vez, não deve ser feita nas peles muito morenas, mulatas ou negras, pois existe o risco de provocar manchas irreversíveis.

Duração dos resultados:
Os resultados – tanto da depilação a laser quanto da luz pulsada – são relativos e variam de pessoa para pessoa.

Quer se trate de um método ou de outro, existem cuidados a ter que são idênticos para as duas técnicas.

Antes de iniciar o tratamento, evitar:
- Ter a pele bronzeada. Apesar de existirem métodos que se podem aplicar neste caso, a eficácia é menor, o que vai implicar um maior número de sessões, tornando o tratamento mais caro.
- Iniciar o tratamento se a pele a tratar se encontra com lesões (irritações, queimaduras, feridas…)
- A exposição solar antes e durante todo o tratamento. Em zonas do corpo em que é impossível evitar essa exposição (corpo, mãos) é obrigatório o uso de protetor solar com alto índice de proteção.
- Tratamentos de pele invasivos ou peelings na pele tratada.
- Usar produtos cosméticos que contenham álcool ou agentes de limpeza muito fortes.
- Antes e entre as sessões, não usar métodos de epilação que arranquem o pêlo pela raiz (cera, depiladoras), pois é necessário que a ponta do pêlo esteja visível para que o procedimento seja eficaz.
- Descolorar os pêlos, pois o método torna-se eficaz pela presença da melanina (pigmento do pêlo).

Antes de iniciar o tratamento, deve-se:
- Usar exfoliante uns dias antes de cada sessão, para que o acesso à raiz esteja facilitado.
- Depilar a zona a tratar com uma lâmina 1 a 2 dias antes. Também pode usar um creme depilatório suave.

Após cada sessão, deve-se:
- Aplicar uma loção calmante e hidratante, e repetir o procedimento nos três dias seguintes.
- Aplicar protetor solar de elevado índice se se tratar de uma zona exposta às radiações solares.
- Evitar a prática desportiva no dia da sessão, de modo a não irritar a pele tratada com o próprio suor.
- Evitar nadar em piscina ou mar, no próprio dia.
Após cada sessão, o aspeto da pele tratada apresenta-se sem alteração visível. É normal que sinta um ligeiro incómodo, principalmente em zonas mais sensíveis como as virilhas ou o rosto.
A pele poderá apresentar-se ligeiramente vermelha, mas será uma reação temporária (desaparece em 24h).
Que saudades deste tempinho :D

Já sabem, escolham a técnica mais adequada e bye bye pêlos!!

Espero que tenham gostado e que vos ajude :) Alguma dúvida é só perguntar.
Beijocas

Sem comentários:

Enviar um comentário